Poema: Sagrada

sexta-feira, julho 03, 2015

Resenha: Tobias, Um Conto de Francine Porfirio



*Confira as demais avaliações escritas pelos leitores: http://migre.me/qC4ob
*Saiba mais sobre ele: http://migre.me/qAbo3
*Compre-o por R$ 1,99 na Amazon: http://migre.me/qseli
*Adicione-o no seu Skoob: http://migre.me/qAbql




Olá Flores,

Quantas vezes não nos incomodamos com as pessoas pelo simples fato delas existirem? Quantas vezes mal suportamos a presença de alguém e não notamos que todo este incomodo se faz pelo simples motivo de que estas pessoas conseguem ser amadas e felizes mesmo com seus problemas e falhas, bem ao contrário de nós? Até que ponto nós gostaríamos de viver a vida de outra pessoa e nos sentir como ela?

O Conto Tobias da autoria da Blogueira Francine Porfirio surge de maneira simples e cortante apresentando todas estas questões que permeiam o cotidiano de uma adolescente estudante do Ensino Médio.

Francine consegue dar voz a esta personagem feminina e um tanto fantasmagórica a perambular pelos corredores, pátios, salas e outras instalações da Escola onde estuda.  Uma moça que luta contra a baixa autoestima desde sempre e a aceitação de si mesma.  

Claro que esta personagem não tem nome, pois como eu disse antes ela não passa de um espectro. Ela poderia ser você, eu, nossa vizinha, nossa amiga, nossa irmã ou um conjunto de todas nós que muitas vezes desejamos passar despercebidas em algum ambiente a fim de evitar que nos notem que vejam nossas supostas falhas e ou defeitos.

Ser alvo de criticas pode doer muito, mas sem sombra de duvida a invisibilidade que pode ser benéfico em algum momento pode deixar marcas profundas na nossa pele, coração e alma.

Quando a nossa personagem nota que um rapaz chamado Tobias teria todos os motivos para se sentir como ela ou até pior, ela começa a observá-lo compulsivamente em um misto de amor e ódio.  Tobias encarna tudo oque a personagem evita ser para quem sabe conquistar alguma simpatia, porém sem sucesso. Já o rapaz não demonstra ter problemas com as relações sociais e afins.

Em poucas linhas a autora nos conduz em um mergulho profundo na psique das personagens construídos por ela e nos deixa uma reflexão bastante oportuna sobre julgamento, condenação e exclusão do outro assim como a fixação de estereótipos nos espaços, os padrões tanto sociais como de moda e beleza que inclui excluindo os sujeitos.

Fui, enquanto leitora agradavelmente surpreendida pela escrita da Francine que conduz a história de maneira bastante fluida e com metáforas muitos interessantes.

Ficaram curiosos? Corram lá no site da Amazons e adquiram o exemplar de vocês. Lembrando que este conto esta inscrito no concurso de contos promovido pelo site #brasilemprosa e por isso a participação de todos é super importante.

Abraços poéticos. 




Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Lunna, posso dizer que meu conto Tobias encontrou a leitora certa (rs). Você teve a sensibilidade necessária para compreender os sentimentos expressos pela Anônima e as tênues críticas que desejei apresentar. Acredito que, em algum momento, todo nós desejamos ser diferentes. Quem sabe ser mais divertido, mais simpático, mais atraente...? Infelizmente, nem todas as pessoas conseguem aceitar a si próprias. Obrigada por ler Tobias e por partilhar uma opinião tão consistente sobre o conto.

    Abraço carinhoso,
    Francine Porfirio
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Saudações.
    É com especial alegria, e com a devida vênia, que compareço a essa sessão de comentários para introduzir alguns predicados e, talvez, umas linhas que façam jus à minha colega escritora, a talentosa amiga Francine Porfírio.
    Preliminarmente, congratulo-me com Luna Marcela por trazer à luz tão esmera e inspirada resenha. Empenho tal, que sói acontecer por difusão farta no Blog Flor Roxa, enobrece o meio literário.
    Posso, ainda, acrescer que, após a leitura de Tobias, escrever se torna um exercício de escrita.
    No velho mundo, dizem que conta um conto, acrescenta um ponto. Mas, cá, por onde gigantes da literatura como a ucraniana Clarice Lispector, naturalizada brasileira, fizeram tremer a terra, me vejo enlaçado nos reticentes pensamentos na boa prosa de Francine Porfírio.
    Tobias é um desses presentes que se carrega consigo por um bom pedaço de tempo. Há nuances na escrita fluente de Francine que não se desnudam ao simples toque da primeira leitura. É necessário tê-los nas boas horas em que nos apresentamos mais perceptivos às metafóricas belezas que nos são legadas por seu indiscutível talento.
    E, tal qual a protagonista anônima de Tobias, devo me render às reflexões ali orquestradas. A pena manante e engenhosa de Francine Porfírio não resvala nas bordas da mesmice e nos usuais enganos de alguns escritores. É uma aula de como escrever fluída e consistentemente.
    Não é apenas um conto para se ler. É um conto para se guardar e fazer fonte de consulta quando, eventualmente, a página em branco se mostra tão soberba sobre nossos apertados talentos.
    Penso que o predicado que melhor ilustra as minhas sensações depois da leitura de Tobias de Francine Porfírio seja INSPIRADOR.
    Oxalá estejamos nós, a quem compete ler joias dessa dimensão, à altura da magnitude intelectual e da grandeza moral de nossa colega para que possamos nos dedicar com carinho ao belo legado que ela nos transmite à partir de sua aprofundada narrativa.
    Recomendo a leitura de Tobias a todos que amam um enredo carregado de tensões e conflitos psicológicos e, particularmente, anseio por mais da prosa fantástica de Francine Porfírio que acabou de entrar para o rol de minhas escritoras brasileiras preferidas.
    M.R.Terci
    http://www.bairrodacripta.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu gostei muito da sua resenha, fiquei bem interessada no jeito que a autora conduz a historia, mal posso esperar para poder conferir o conto.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parece realmente um conto muito bom! Parece ter uma boa carga psicológica e eu gosto disso! Vou atrás dese conto.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  5. Olha eu sinceramente ainda não li o conto de minha amiga
    mas estou bastante curiosa em conhecer, pois tenho certeza que ela também entrará para lista de autoras nacionais muito bem comentadas viu?! Eu estou na torcida. Mas vou dar uma espiada depois pra ver se eu gosto, porque sua resenha me deixou bastante curiosa =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/tag-abecedario-literario.html

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto muito de fazer a leitura de contros, mas essa questão da personagem ser o próprio leitor é realmente interessante. É quase como uma fanfic interativa. Vou procurar para ler, quero muito conhecer a escrita da Fran.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu estou com esse conto no Kindle. Já estava curiosa, porque gosto muito da escrita da Francine, pelo que vemos no blog dela, mas não imaginava que seria uma história tão profunda e complexa, mesmo em tão poucas páginas. Vou ler o conto pra ontem, rs
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Acabei de ler o post de divulgação desse conto da Francine e fiquei bem curiosa em fazer a leitura. Gosto quando a protagonista da história representa todos os leitores sem estar preso a gêneros. Espero conhecer esse conto.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O texto desta postagem foi produzido e elaborado por mim, Lunna Marcela e pensado em você cara leitora. Aqui tento colocar em palavras aquilo que me representa, que possa te alegrar e também representar de alguma forma. Deixe seu comentário pois ele é muito importante para mim....Bls Mil <3

"Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito"

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

A Blogueira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Editoras Parceiras

Flor Roxa no Face

Autores Parceiros

Posts Populares

TOP COMENTARÍSTAS

Estante Skoob

comentáriosface

Tradutor

Descrição do Flor Roxa

Quando falar já não é suficiente para expressar a nossa essência, nós basta viver em poesia constante.

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Unordered List

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sample Text

Leve a Flor

Flor Roxa Poemas e Poesias - Dicas para blogs

Theme Download

Marcadores

#brasilemprosa Amor Anderson Henrique As Aventuras de Pinóquio Autor Autor Parceiro Autores Nacionais Beijo blog parceiro book tour Bruno Félix Butterfly Editora Carina Rissi Chiado Editora Concurso Literário Contos Crimes do Tarô Crossfire David Cohen Denuncia Dia dos Namorados Divulgação Editora Ática Editora Biruta Editora Globo Editora InVerso Editora Jose Olympio Editora Mulheres Editora Parceira Eduardo Rossato Em Busca das Borboletas EraEclipse Editora Eykler Simone Feminismo Ficção Flávia Mariano Florbela Espanca Fml Pepper Gilka Machado Golfinhos e Tubarões Happer Lee Herdeiro Sevenwatars Hot Hudson Ribeiro Infancia Infanto-juvenil Izabel Brandão Janethe Fontes Jean Shinoda Bolen Juliet Marillier Lançamentos Leonardo Nóbrega Lilian Farias Literatura Literatura Capixaba Literatura Fantastica Literatura Infanto-Juvenil Literatura nacional Livro de colorir Livros Lost Girl Luta pelo fim do racismo e preconceito na literatura Marçal Aquino Margarida Pizarro Maria Wilker Mitos mudança de vida Mulher Mulheres na Poesia Musica Não Pare Negritude O Mundo Encantado das Cores O Segredo de Índie O sol é para todos Outros Tempos Parceiros parcerias Petit Editora Pettit Editora Play List Poemas poemas autorais Lunna Marcela Poesias Projeto 10x10 Promoção promoção Literária Racismo Ramones Resenha Resistência romance Romance Espirita Romance Hot Sagrado Feminino Sarah Kilimanjaro Série de TV Série Vagalume Sevenwaters sociedade celta. A filha da floresta Sol e Lua Sororidade Sorteio Suzana Albornoz Sylvia Day TAGS Tais Cortez Textos Poéticos The L World The Musketereers Trechos de Musica Vikings What Wonderful World

Copyright © Flor Roxa | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...