Poema: Sagrada

segunda-feira, maio 04, 2015

Resenha: Não Pare, de Fml Pepper


Titulo: Não Pare

Autora: Fml Pepper

Ano: 2014 / Páginas: 318

Idioma: português

Editora: Valentina



Sinopse:

Não Pare! - Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta. O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: A vida dela!



Quando eu e a Pepper conversamos sobre eu fazer esta leitura e resenha ela teve o cuidado de me alertar sobre o gênero e o mote de sua obra, ela disse: “acho importante mencionar que se trata de um romance paranormal infanto-juvenil”. Esta fala acendeu tanto o meu alerta como também me imbuiu de um sentimento de grande expectativa em relação ao que estaria por vir, não fiz conjecturas a respeito da obra, mas confesso que fiquei receosa frente a possibilidade de não ser uma leitora alvo para Não Pare, cheguei a imaginar que talvez a obra fosse algo mais direcionada a um publico adolescente, cheio de “hits” do momento, muita badalação e linguagem específica. Pensei que talvez eu me sentisse deslocada no contexto do universo construído por Pepper.


Ledo engano, Não Pare é um romance infanto-juvenil onde a realidade, a fantasia, o místico, o mistério e o suspense se misturam de forma sútil e muito bem construída com uma narrativa leve e fluida que me envolveu desde a primeira linha da história e no final me deixou com aquele sentimento de “onde eu consigo os demais livros?”.



Nina é uma jovem de quase dezessete anos que vive uma vida solitária e é superprotegida pela mãe que por trabalhar como pesquisadora em multinacional viaja praticamente o mundo todo arrastando a filha consigo, sim arrastando visto que Nina já no inicio da história demonstra que já vinha de tempo o desejo de fixar residência, fazer amigos e ter uma vida de ciclo social comum as garotas de sua idade.  Ela se considera excluída, estranha, diferente e além de tudo muito, mas muito azarada mesmo!.


Após mais um estranho episódio de azar a acontecido em Amsterdã elas voltam a Nova York onde finalmente a mãe promete dar a Nina a chance que ela tanto deseja, a chance de criar raízes.


Nina então se vê matriculada em uma escola e trabalhando em uma loja de departamentos onde ela percebe que desta vez terá a oportunidade de finalmente fazer amigos, mas então começam a acontecer “coisas estranhas” na escola, na rua, no trabalho e então Nina se vê diante do mais antigo dos dilemas; Em quem realmente ela poderia confiar? Seria no que os seus olhos viam ou no que todos os seus poros gritavam? Que naquele mato tinha coelho ela sabia, mas ela não sabia exatamente oque. Ela era somente uma garota extremamente azarada e com problemas de nervos ou havia algo de muito misterioso acontecendo a sua volta? O fato da mãe de Nina ser omissa sobre o passado de ambas também pouco ajudava então, Nina ia ali juntando lé com lé e cré com cré, observando, fazendo suposições e sentindo, principalmente sentindo, pois Nina é uma sensitiva, mas no geral ela tem uma atitude muita madura para lidar com as situações que vão se desenrolando...


A narrativa da história também é muito bem escrita e rica em detalhes importantes para a trama, como sensações, ambientação, características dos personagens, diálogos curtos, porém bem elaborados e trazendo analogia e linguagem própria, mas nada que seja difícil de ser compreendido ou precise de um glossário.


Os personagens têm sua importância na trama seja em um sentido ou outro, em maior ou menor escala e se em alguns momentos senti meu coração apertado de apreensão e temor por Nina, em outros vibrei com ela assim como também dei muita risada com as saias justas que Nina passava. Espera! “muita risada” é pouco para expressar que eu estou há quase dois dias rindo de determinada cena acontecida na loja onde Nina trabalha, estou é morrendo de tanto rir e já contei a cena para três pessoas da família e eles adoraram. (rsrs)
 
Apesar do surrealismo apresentado pela autora para fundamentar os fatos Pepper amarrou todas as pontas da sua rede sem deixar nem uma misera ponta solta e o universo que ela cria, a forma como em alguns momentos a história se desenrola neste primeiro livro da trilogia fez com que eu recordasse do primeiro filme de Matrix, não apenas isso eu também visualizava as cenas diante de mim, Uau!. a autora buscou no mitológico, na fantasia e na ficção para construir seu universo. Quando vocês lerem vão vão entender o por que, Confiram o teaser.


“Não Pare” me surpreendeu, me encantou e também me fez sentir certa identificação, pois apesar de Nina pertencer a um universo quiçá dimensão tão distinta da minha, da nossa, ainda assim ela traz em seu coração dúvidas, medos, anseios e expectativas para uma vida e possível morte igual a todas nós mulheres.

Bem amadas, encerro por aqui, espero que tenham gostado e para quem ficou com vontade de ler a obra acessem lá o site da Amazons onde tem o livro disponível em e-book e no site da Editora Valentina o livro físico.

Além destes meios a partir de amanhã estaremos com uma promoção onde será sorteado um e-book pelo site Amazons cedido gentilmente pela autora.  Fiquem atentas, acompanhem o blog, participem e boa Sorte.

  

Fml Pepper no facebook



"Você já dormiu demais. Está na hora de começar a sonhar."







Beijos Poéticos,
Reações:

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. A capa do livro parece mais um cartaz de cinema, hehe! Achei bem bonita.
    O teaser dá a entender que se passa numa época mais antiga, pelo estilo, mas não é né.
    Eu gosto bastante de histórias que fujam da realidade, talvez eu leia essa <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lunna-linda,
    Adoro o talento da FML Pepper! A mulher é top! Eu adorei essa leitura… Não Pare! é uma obra que, embora infantojuvenil, encanta qualquer leitor independentemente da idade. E acho que o faz justamente pelo talento da autora tão bem descrito na sua resenha: o modo como ela ambienta a história e dá vida aos sentimentos, pensamentos e às circunstâncias que a Nina enfrenta. Aliás, morro de dó da Nina nessa trilogia… A FML Pepper é má com essa menina. É claro que não poderia ser diferente, uma vez que apaixonar-se por quem tem a missão de matar você não é fácil.

    Beijos, flor! Adorei sua resenha.

    Hoje tem novidades da Farol Literário! Que tal conferir?
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br/2015/05/lancamentos-de-maio-farol-literario.html

    ResponderExcluir
  3. OI, Lunna!
    Que bom a o leitura foi agradável. Ainda não li nada da autora, mas lerei este ano essa obra tão falada. Sempre vejo elogios maravilhosos sobre ela, também quero saber mais do universo da Nina!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lunna, tudo bem?

    Adorei sua resenha, o livro pareceu ser bem agitado e nele não teria nem um pouquinho de romance não? Mas enfim, sempre ouvi falar muito bem desse livro, mas nunca senti "aquela" vontade de ler ele, mas quem sabe como ele lhe surpreendeu, não me surpreenda também?

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    Abraços!!

    ResponderExcluir

O texto desta postagem foi produzido e elaborado por mim, Lunna Marcela e pensado em você cara leitora. Aqui tento colocar em palavras aquilo que me representa, que possa te alegrar e também representar de alguma forma. Deixe seu comentário pois ele é muito importante para mim....Bls Mil <3

"Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito"

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Editoras Parceiras

Flor Roxa no Face

Autores Parceiros

Google+ Followers

Posts Populares

TOP COMENTARÍSTAS

Estante Skoob

comentáriosface

Tradutor

Descrição do Flor Roxa

Quando falar já não é suficiente para expressar a nossa essência, nós basta viver em poesia constante.

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Unordered List

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sample Text

Leve a Flor

Flor Roxa Poemas e Poesias - Dicas para blogs

Theme Download

Marcadores

#brasilemprosa Amor Anderson Henrique As Aventuras de Pinóquio Autor Autor Parceiro Autores Nacionais Beijo blog parceiro book tour Bruno Félix Butterfly Editora Carina Rissi Chiado Editora Concurso Literário Contos Crimes do Tarô Crossfire David Cohen Denuncia Dia dos Namorados Divulgação Editora Ática Editora Biruta Editora Globo Editora InVerso Editora Jose Olympio Editora Mulheres Editora Parceira Eduardo Rossato Em Busca das Borboletas EraEclipse Editora Eykler Simone Feminismo Ficção Flávia Mariano Florbela Espanca Fml Pepper Gilka Machado Golfinhos e Tubarões Happer Lee Herdeiro Sevenwatars Hot Hudson Ribeiro Infancia Infanto-juvenil Izabel Brandão Janethe Fontes Jean Shinoda Bolen Juliet Marillier Lançamentos Leonardo Nóbrega Lilian Farias Literatura Literatura Capixaba Literatura Fantastica Literatura Infanto-Juvenil Literatura nacional Livro de colorir Livros Lost Girl Luta pelo fim do racismo e preconceito na literatura Marçal Aquino Margarida Pizarro Maria Wilker Mitos mudança de vida Mulher Mulheres na Poesia Musica Não Pare Negritude O Mundo Encantado das Cores O Segredo de Índie O sol é para todos Outros Tempos Parceiros parcerias Petit Editora Pettit Editora Play List Poemas poemas autorais Lunna Marcela Poesias Projeto 10x10 Promoção promoção Literária Racismo Ramones Resenha Resistência romance Romance Espirita Romance Hot Sagrado Feminino Sarah Kilimanjaro Série de TV Série Vagalume Sevenwaters sociedade celta. A filha da floresta Sol e Lua Sororidade Sorteio Suzana Albornoz Sylvia Day TAGS Tais Cortez Textos Poéticos The L World The Musketereers Trechos de Musica Vikings What Wonderful World

Copyright © Flor Roxa | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...