Poema: Sagrada

domingo, maio 31, 2015

Resenha: O Céu é Logo Ali, de Lilian Farias

  Sinopse:
"O céu é logo ali representa a liberdade que são as borboletas e nos pássaros. Dolores e Clarice são mulheres que buscam tal liberdade. Dolores é uma mulher de muitas experiências; de vida simples e sem amigos. O único amigo que possui é esquizofrênico e a trata com muito carinho. Clarice é cheia de mimos e sempre teve de tudo, mas o que as liga são suas tribulações de sentimentos e busca por liberdade. Dolores fica encantada com o mais simples dos gestos, um pingo de chuva sobre a pele faz dela a pessoa mais feliz e livre do mundo. Já Clarice tem a vida dos sonhos, porém o destino pode destruí-lo com rapidez. O livro da Lilian é profundo e tocante. Ele nos mostra que devemos aproveitar o momento porque tudo pode acabar em um piscar de olhos." (Fernanda Bezerra)
"Ao adentrarmos nos mundos distintos dessas duas jovens, mergulhamos numa profusa miscigenação de anseios, lutas, estratégias de sobrevivência. A história de duas mulheres que, unidas pelo destino, resolvem aflorar todo fluxo de sobrevivência do "ser", do corpo, da alma, da mente, que advém quando se é permitido ser livre. Liberdade, essa, assemelhada a quem saboreia o voo das borboletas." (Valéria Sabrina)
Título: O Céu é Logo Ali, Encontros para a Liberdade
Autora: Lílian Farias
Ano: 2011 / Páginas: 126
Idioma: português




Olá Flores,

Não é raro eu perceber no trabalho da Lílian Farias, tanto no seu blog quanto em sua obra literária, uma identificação muito forte com momentos meus que, enquanto mulher e leitora estou vivendo e aprendendo. Pode inclusive parecer pretensão de minha parte dizer isso mas, percebo uma certa sincronicidade entre nós, note, pode parecer mas não é  visto que ambas, eu e ela, buscamos um caminho significativo para a nossa existência cada uma a sua maneira e é por isso que muito me toca falar hoje a vocês leitores, um pouco sobre a obra O Céu é Logo Ali – encontros para a Liberdade pois este livro vem justamente falar das relações que estabelecemos com outras mulheres  e com nós mesmas  em vários níveis dentro de uma realidade concreta e psicológica.

Há poucos dias estive falando em uma resenha sobre as borboletas que eram na referida obra um personagem importante, no romance de Lilian elas também se apresentam como tal  porém enquanto na obra Em Busca dasBorboletas elas representam aquele frisson ou adrenalina que sentimos quando “pressentimos” ou  antevemos algum acontecimento significativo para nós sem no entanto dar nomes a eles ou qualifica-los. A Lilian faz questão de frisar o significado das borboletas em sua obra, a saber; liberdade para se despir do velho e transformar e/ou se permitir transformar para ser livre e alçar novos voos.

Eu não pretendo aqui falar de nada técnico primeiro que existem pessoas capacitadas para tal oque não é meu caso e segundo que considero isso relevar a obra a um objeto que sim é importante, mas não fundamental para compreensão da escrita da autora.  O que posso dizer de mais próximo a isto é que a autora intercala a narrativa sobre as duas personagens Clarice e Dolores, cada uma em seu universo e que o fluxo da escrita vai naturalmente conduzindo as histórias para que estas convirjam no final.  A leitura é leve e muito gostosa e nos conduz enquanto leitores a uma autorreflexão que considero importantíssimo a toda boa literatura. A veia poética da autora aparece a todo instante na sua forma de escrever e falar da vida simples e cotidiana, mas cheia de desejos, sonhos e vontades destas duas mulheres.

Enquanto Dolores é uma mulher madura e solteirona que passa pela vida sem ser notada e sequer amada permanece a espera não se sabe nem de que ou de quem. Dolores não se percebe bonita ou desejável e para ela é como se o despertar da mulher selvagem ainda estivesse adormecido. Já Clarice é uma jovem mulher desde muito nova acostumada a viver intensamente e a ter tudo que desejava nas mãos, beleza, dinheiro, viagens, namorados, é amada por todos.

Viver Intensamente... O que seria isso afinal de contas? Passar os anos apenas refletindo na vida e aprendendo com ela ou fazendo coisas sem nada aprender com isso?

“A outra continuava a lamber pela face e entrelaçar suas pernas, formando uma prisão com prisão com gosto de liberdade. Ela beijava a boca de Dolores, como só uma mulher apaixonada é capaz de fazer, e deixa a face vir à luz. E Dolores vê o próprio rosto”. pg. 36

Quando li o trecho acima fiquei assombrada, pois poucos dias antes havia escrito um poema chamado EU falando deste encontro amoroso pessoal e que Dolores ali também passava num encontro consigo mesma dentro de um sonho. O quanto cada uma delas é real ou projeção do desejo uma da outra?

Flores, a narrativa deste livro é sem tempo cronológico e eu não saberia dizer se Dolores passou a se perceber mulher dentro de um sistema de coisas quando chegou seu tempo certo ou se isso se deu a partir do momento em que Clarice se viu privada de tudo oque ela entendia como vida e felicidade, passando assim a viver por meio dos sonhos em uma experiência extracorpórea.  Nesta realidade paralela que se formou surgi uma ponte que liga as duas personagens. Enquanto Clarice luta por aprender algo com os dissabores da vida de Dolores, Dolores por sua vez passa a sentir necessidade de dar asas a mulher que ela é assim como Clarice muito bem o fazia.

Esta é uma obra que nos leva a entender o quanto precisamos umas das outras, que podemos sim aprender com as outras mulheres, suas histórias de vida, suas lutas pessoais por felicidade e realização.  Entender até mesmo como voar mais alto e mais longe.
E para concluir deixo uma reflexão a todas sobre o quanto destas duas mulheres moram dentro de cada uma de nós e o quanto precisamos entender  em nós mesmas esta necessidade de transformação e de liberdade.

Abraços Poéticos, 

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Quanto amor nessa resenha, parabéns!!! Amei a resenha, me apaixonei por essa capa e pela premissa.
    BJUS

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente amei! Adoro livros que falam sobre relações humanas, exploram sentimentos, emoções... enfim, o lado psicológico deles. E uma coisa que sempre aprecio: a união entre mulheres, o fato de podermos aprender umas com as outras. Nunca li nada da autora, se puder me enviar o blog dela, eu agradeço.
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não conhecia o trabalho da Lilian como escritora, já visitei o blog dela, e acho perfeito! Já conheci muita coisa boa por lá. Adorei a sua dica, e sua resenha, não vejo a hora de pode ler a obra.
    Um grande beijo!

    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sua resenha ficou incrível, parabéns. Acompanho o blog da Lilian e gosto muito do conteúdo, mas nunca li nenhum livro dela. Fiquei encantada por esse título, capa e sinopse e agora estou muito curiosa para conferir. Parece ser um livro incrível, cheio de reflexões. Com certeza, farei a leitura algum dia. Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Não conhecia o livro mas fiquei interessada, o enredo é encantador e adorei essa capa, foi uma ótima dica e curti sua resenha ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lunna,
    Irei ler o livro em breve, ele só está aguardando a minha pilha diminuir pra ser devorado.
    Adoro a premissa e espero me deliciar com essa leitura, beijos

    ResponderExcluir
  7. Az új MBII konfigurátor mindent lefedi a tárcsa színét (fekete, fehér vagy kék), a nagybetűs felületét (szálcsiszolt acél vagy fekete DLC),rolex replika a közepes méretű hordó színét (kilenc szín közül választhat), a nyitott vagy zárt tokot, a hevedert. , és a csat befejezése. Itt kipróbálhatja magának, de ha - mint én - élvezi az időgyilkosságot, ha autókonfigurátorokkal játszik, az MBII eszköz hasonló módon működik, és több testreszabhatóságot kínál,replika órák mint amire számíthattam volna egy kisebb márkától, mint például a Bremont. Maroknyi kombináció látható a szomszédos képen (jobbra), és inkább szeretem a megnövekedett változatosságot,replika óra webáruház különösen a fehér tárcsával rendelkező verziókban.

    ResponderExcluir

O texto desta postagem foi produzido e elaborado por mim, Lunna Marcela e pensado em você cara leitora. Aqui tento colocar em palavras aquilo que me representa, que possa te alegrar e também representar de alguma forma. Deixe seu comentário pois ele é muito importante para mim....Bls Mil <3

"Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito"

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

A Blogueira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Editoras Parceiras

Flor Roxa no Face

Autores Parceiros

Posts Populares

TOP COMENTARÍSTAS

Estante Skoob

comentáriosface

Tradutor

Descrição do Flor Roxa

Quando falar já não é suficiente para expressar a nossa essência, nós basta viver em poesia constante.

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Unordered List

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sample Text

Leve a Flor

Flor Roxa Poemas e Poesias - Dicas para blogs

Theme Download

Marcadores

#brasilemprosa Amor Anderson Henrique As Aventuras de Pinóquio Autor Autor Parceiro Autores Nacionais Beijo blog parceiro book tour Bruno Félix Butterfly Editora Carina Rissi Chiado Editora Concurso Literário Contos Crimes do Tarô Crossfire David Cohen Denuncia Dia dos Namorados Divulgação Editora Ática Editora Biruta Editora Globo Editora InVerso Editora Jose Olympio Editora Mulheres Editora Parceira Eduardo Rossato Em Busca das Borboletas EraEclipse Editora Eykler Simone Feminismo Ficção Flávia Mariano Florbela Espanca Fml Pepper Gilka Machado Golfinhos e Tubarões Happer Lee Herdeiro Sevenwatars Hot Hudson Ribeiro Infancia Infanto-juvenil Izabel Brandão Janethe Fontes Jean Shinoda Bolen Juliet Marillier Lançamentos Leonardo Nóbrega Lilian Farias Literatura Literatura Capixaba Literatura Fantastica Literatura Infanto-Juvenil Literatura nacional Livro de colorir Livros Lost Girl Luta pelo fim do racismo e preconceito na literatura Marçal Aquino Margarida Pizarro Maria Wilker Mitos mudança de vida Mulher Mulheres na Poesia Musica Não Pare Negritude O Mundo Encantado das Cores O Segredo de Índie O sol é para todos Outros Tempos Parceiros parcerias Petit Editora Pettit Editora Play List Poemas poemas autorais Lunna Marcela Poesias Projeto 10x10 Promoção promoção Literária Racismo Ramones Resenha Resistência romance Romance Espirita Romance Hot Sagrado Feminino Sarah Kilimanjaro Série de TV Série Vagalume Sevenwaters sociedade celta. A filha da floresta Sol e Lua Sororidade Sorteio Suzana Albornoz Sylvia Day TAGS Tais Cortez Textos Poéticos The L World The Musketereers Trechos de Musica Vikings What Wonderful World

Copyright © Flor Roxa | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...