Poema: Sagrada

terça-feira, abril 21, 2015

Resenha: Eu Receberia as Piores Noticias dos Seus Lindos Lábios de Marçal Aquino



Título: Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios

Autor: Marçal Aquino

Ano: 2005 / Páginas: 232

Idioma: português

Editora: Companhia das Letras

Sinopse:

Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios - No momento em que narra os fatos de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, o fotógrafo Cauby está convalescendo de um trauma numa pensão barata, numa cidade do Pará que algum tempo antes fora palco de uma corrida do ouro. Sua voz é impregnada da experiência de quem aprendeu todas as regras de sobrevivência no submundo - mas não é do ambiente hostil ao seu redor que ele está falando. O motivo de sua descida ao inferno é Lavínia, a misteriosa e sedutora mulher de Ernani, um pastor evangélico. A trajetória do fotógrafo, dado a premonições e a um humor desencantado, vai sendo explicada por meio de pistas - a história de Chang, morto num escândalo de pedofilia; o mistério de Viktor Laurence, jornalista local que prepara uma vingança silenciosa; a vida de Ernani, que no passado tirou Lavínia das ruas e das drogas. Mesmo diante de todos os riscos, Cauby decide cumprir seu destino com o fatalismo dos personagens trágicos. Nunca acreditei no diabo, diz ele, apenas em pessoas seduzidas pelo mal.



Olá Flores,



Hoje lhes trago a obra do autor Marçal Aquino intitulada Eu Receberia as Piores Noticias dos seus Lindos Lábios, eu estava procurando algo para ler e lembrei-me deste título quando passei por ele, se não me engano foi em uma entrevista no programa Jo Soares, então resolvi que iria lê-lo.  


A primeira coisa que me chamou atenção nesta obra foi o clima cotidiano calmo e de muito marasmo, os dias se repetiam sempre na mesma ordem ritualística, mas como os personagens previam eram prenuncio de muita tempestade.


A história narra o romance entre Cauby um fotografo quarentão e Lavínia uma jovem de 24 anos, este encontro se passa em uma cidade do interior do Pará, que já havia vivido a corrida pela extradição do ouro e a noticia de que as mineradoras iriam reabrir os negócios começa a mexer com os ânimos locais.


A narrativa do autor se dá pelo olhar do Cauby que por ser um fotografo tem um olhar bastante poético sobre a realidade.  A história não é linear, mas impregnada de lembranças de Cauby e como ele está sempre lendo ele faz associações entre o que vive com as passagens dos livros e também com reflexões do passado.


Então quando ele conhece Lavínia é assim como quem olha pelas lentes de uma câmera que ele a vê, sem julgar, sem estranhar, sem condenar apenas aceitando e amando cada dia mais aquela mulher que se revela muito sedutora porem partida em muitas outras mulheres.





Cauby percebe a mazelas do mundo e seu efeito nas pessoas com uma complacência e resignação muito grande que a meu ver só consegue as almas velhas, aquelas pessoas que já viram e passaram por um tudo na vida. 




Ela congelou o gesto de colocar as fotos no envelope, virou o rosto e me estudou, como se avaliasse se eu tinha mérito suficiente para receber o que pedia. Sustentar aquele olhar escuro foi uma experiência difícil. Fez com que eu me sentisse desamparado. Fiquei com a impressão de estar sendo visto de verdade pela primeira vez na vida. E também de estar vendo algo que o mundo não tinha me mostrado até então.

Em certo momento Cauby traz seu passado para a luz, lembrando-se de sua adolescência, seu primeiro amor e o desenrolar disso tudo.  Também o autor narra à história de Lavínia e tudo que ela passou até chegar ali naquele ponto da história.

Foi ai que me senti meio que intima dela, pois a personagem nasceu em Linhares uma cidade do Espírito Santo, e fala de sua trajetória pelo submundo de Vitória, Guarapari e outros lugares familiares a mim, pois sou capixaba, eles falam de drogas, prostituição e de sobrevivência de meninas e meninos em minha cidade e isso me tocou bastante.

A narrativa tem um crescente de emoções momentos cálidos e outros muito intensos e conforme a história de amor vai tomando corpo outros acontecimentos vão tomando conta da cidade envolvendo os personagens principais e secundários como em uma teia caprichosamente tecida pelo destino.

Você não tá prestando atenção no que eu estou falando, Cauby. Quantas vezes não me flagrei sentindo mais desejo por essa Lavínia inacessível do que por seu lado Shirley ? Fazer amor com aquela mulher recatada tinha um quê de profanação. Os
momentos em que se via como pecadora. Ela acreditava na existência de um plano superior, onde todos os nossos atos são conhecidos. Temia pela hora de prestar contas. A Lavínia contraditória. Numa tarde em que um contratempo a obrigou a cancelar nosso encontro, ligou e se masturbou enquanto conversávamos. Explicou que não achava justo compartilhar com o marido o tesão despertado por outro homem.

Perigo, assassinato, mistério, fuga da realidade, vingança e amor estes são alguns dos elementos que podemos encontrar nesta obra que me surpreendeu com seus personagens e o desfecho que o autor deu ao livro, único momento em que Cauby se mostra encantado com a vida, com a sua vida juntamente com a mulher que ele ama.


Em 2012 foi lançado o filme com mesmo titulo e inspirado na obra. Estrelado por Camila Pitanga cujo filme completo pode ser conferido AQUI.



 Trailer do filme 





Sobre o Autor:





Marçal Aquino nasceu em 1958 na cidade de Amparo (SP). Jornalista, trabalhou como revisor, repórter e redator nos jornais “O Estado de S.Paulo” e “Jornal da Tarde”. Atualmente, trabalha como jornalista free-lancer. Escreve ficção adulta e juvenil, faz roteiros para o cinema, tendo atuado como consultor no IV Laboratório de Roteiros Sundance/RioFilme, a convite do Sundance Institute, dos E.U.A., em 2002.


Mais sobre o autor no skoob




Espero flores que tenham curtido. Abraços Poéticos,








Reações:

Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Gostei, bem brasileiro...
    Parece ótimo, os elementos ficam meio fortes pelo meio, mas a realidade brasileira é essa.
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei amiga que bom que gostou, depois me conta se gostou de fato ... bjss

      Excluir
  2. Olá, menina!
    Esse é o tipo de livro que não há dúvidas que leria. A ideia de marasmo e mansidão parecem tão poético, né? As lembranças do primeiro amor e tantas outras, causando uma sensação nostálgica, chega a nos adormecer enquanto leitores.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade liliam as vezes eu até conseguia visualizar a cena vista da varanda rsrs muito gostoso..bjss

      Excluir
  3. Olá! Que legal, uma obra nacional.
    Eu gosto muito de fotografia e nunca li uma obra que tivesse ela com tanta evidência.
    Muito legal, parabéns pela resenha.


    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu tem este lado sim e são 3 personagens que se dedicam fotografia cada uma a sua maneira, acredito que vc possa gostar mais ainda bjss

      Excluir
  4. Puxa, não sabia que tinha uma adaptação para o cinema ^^
    Sou louca pra ler esse livro, o título dele é bem estranho, me chamou logo a atenção...
    ele é Realismo fantástico, não é??? Vez ou outra eu flerto com obras nesse estilo...
    Mais um que vai pra minha listinha... ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heim val nem sei como poderia classificar mais não é fantástico, os desdobramentos são explicados dentro de uma possível realidade é mais sobre os caminhos e descaminhos da vida juntamente com as consequência de nossas digamos "escolhas".. bjss

      Excluir
  5. Olá, adorei a resenha! vou dar uma olhadinha no filme =D

    Adorei seu cantinho! Estou seguindo!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amiga valeu e fico feliz que tenha gostado de tudo bjss

      Excluir
  6. Oii, tudo bem?
    Eu gostei da premissa da historia e da sua resenha, porém não sei se leria o livro, acredito que ele não é meu tipo de leitura, pode até ser que eu veja o filme em um futuro.


    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie Gio que bom que tu gostou e eu acredito nisso também tem momentos que estamos mais propensas a certas obras ...bjss

      Excluir
  7. Esse livro é simplesmente um dos mais maravilhosos que eu já li na minha vida, embora eu não seja muito fã de literatura nacional no estilo que é desse livro. Mas o enredo é tão intenso, tão bonito e flui de uma forma tão legal, que eu não me arrependi.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Debora que bom que vc tem esta experiência boa pra contar pra gente ..super feliz aqui bjsss

      Excluir
  8. Olá :) Gostei da resenha! ;) A proposta do livro é bastante interessante e diferente, entretanto, não despertou a minha curiosidade, mas, quem sabe futuramente eu leia. :D Que bom que já tem filme baseado nessa obra. :) Beijos! ;)
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  9. Oi Lunna, amei.
    Eu leria o livro só pelo título, quanto mais agora de ler essa tua resenha
    tão feliz, tô na dúvida se vale assistir o filme sem ter lido o livro.
    Sou louca pela Camila Pitanga e fiquei curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kk dúvida cruel realmente srssr mais acredito que vale a pena qlq forma bjss o grata por tudo..

      Excluir
  10. Oieee, tudo bem? Nunca tinha ouvido falar deste livro, não gostei da capa mas o titulo chamou a minha atenção, acho que não leria o livro, não gosto muito de livros deste tipo e o mesmo não chamou minha atenção, mas o filme eu arriscaria a assistir, não sabia do filme e achei interessante, se eu gostar do filme lerei o livro caso contrário ficarei somente com o filme mesmo rs, valeu pela dica, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie gustavo que legal que tu gostou fico bem feliz com isso..então tenta ver e depois me conta?? bjss

      Excluir
  11. Oi, Lunna! Esse título é tão, tão lindo <3 Já faz tempo que acho ele incrível, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Antes de ler sua resenha, não sabia do que se tratava a história, só que queria conhecê-la. Agora fiquei ainda mais curiosa. A obra parece ser super poética e deve mexer bastante com o leitor. Não sei quando, mas sei que definitivamente farei a leitura haha Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk que bom Camila que tu se sentiu tocada a ver ou ler a obra bjss amiga

      Excluir
  12. Lunna-linda,
    Sempre quis ler esse livro! Achei muito especial conferir a sua opinião, porque estou aprendendo a gostar cada vez mais das suas resenhas (rs). Achei legal sua menção à narrativa um tanto ritualística do livro… Parece que o autor tinha como intenção realmente trazer ao ritmo do livro o ritmo comum da vida. :) Isso é encantador. Com certeza, lerei com expectativas renovadas.

    Pretendo assistir ao filme somente depois da leitura.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran poxa vc me deixa feliz com seu comentário e sim amiga é sobre o nosso dia a dia que se descortina diante de nosso olhos e muitas vezes somos protagonistas e em outras espectadores ...bjss

      Excluir

O texto desta postagem foi produzido e elaborado por mim, Lunna Marcela e pensado em você cara leitora. Aqui tento colocar em palavras aquilo que me representa, que possa te alegrar e também representar de alguma forma. Deixe seu comentário pois ele é muito importante para mim....Bls Mil <3

"Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito"

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Editoras Parceiras

Flor Roxa no Face

Autores Parceiros

Google+ Followers

Posts Populares

TOP COMENTARÍSTAS

Estante Skoob

comentáriosface

Tradutor

Descrição do Flor Roxa

Quando falar já não é suficiente para expressar a nossa essência, nós basta viver em poesia constante.

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Unordered List

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sample Text

Leve a Flor

Flor Roxa Poemas e Poesias - Dicas para blogs

Theme Download

Marcadores

#brasilemprosa Amor Anderson Henrique As Aventuras de Pinóquio Autor Autor Parceiro Autores Nacionais Beijo blog parceiro book tour Bruno Félix Butterfly Editora Carina Rissi Chiado Editora Concurso Literário Contos Crimes do Tarô Crossfire David Cohen Denuncia Dia dos Namorados Divulgação Editora Ática Editora Biruta Editora Globo Editora InVerso Editora Jose Olympio Editora Mulheres Editora Parceira Eduardo Rossato Em Busca das Borboletas EraEclipse Editora Eykler Simone Feminismo Ficção Flávia Mariano Florbela Espanca Fml Pepper Gilka Machado Golfinhos e Tubarões Happer Lee Herdeiro Sevenwatars Hot Hudson Ribeiro Infancia Infanto-juvenil Izabel Brandão Janethe Fontes Jean Shinoda Bolen Juliet Marillier Lançamentos Leonardo Nóbrega Lilian Farias Literatura Literatura Capixaba Literatura Fantastica Literatura Infanto-Juvenil Literatura nacional Livro de colorir Livros Lost Girl Luta pelo fim do racismo e preconceito na literatura Marçal Aquino Margarida Pizarro Maria Wilker Mitos mudança de vida Mulher Mulheres na Poesia Musica Não Pare Negritude O Mundo Encantado das Cores O Segredo de Índie O sol é para todos Outros Tempos Parceiros parcerias Petit Editora Pettit Editora Play List Poemas poemas autorais Lunna Marcela Poesias Projeto 10x10 Promoção promoção Literária Racismo Ramones Resenha Resistência romance Romance Espirita Romance Hot Sagrado Feminino Sarah Kilimanjaro Série de TV Série Vagalume Sevenwaters sociedade celta. A filha da floresta Sol e Lua Sororidade Sorteio Suzana Albornoz Sylvia Day TAGS Tais Cortez Textos Poéticos The L World The Musketereers Trechos de Musica Vikings What Wonderful World

Copyright © Flor Roxa | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...