Aos cinco anos, Victoria foi adotada por Ana, presidente de uma indústria de cosméticos, e Greg, um bem-sucedido advogado. Ela não entende por que não se lembra dos verdadeiros pais e não acredita na suposta causa da morte deles.Ao completar quinze anos, estranhas mudanças começam a acontecer. Seus cabelos ruivos escurecem, ela se torna cada vez mais forte e rápida, seus sentidos ficam aguçados e alguns dos seus sonhos passam a ser premonições.Após a visita de um casal peculiar, ela é levada para um mundo desconhecido e único, onde terá que aprender a controlar suas habilidades, frequentando aulas diferentes de tudo o que já viu.Lá ela conhece Alex. A atração entre os dois é imediata, mas ele se recusa a se aproximar de Victoria e de qualquer outro aluno. Ainda assim, o destino se encarrega de uni-los e Alex passa a protegê-la e ajudá-la.O que Victoria não sabe é que ele esconde um segredo que mudará sua vida, e que o passado pode estar mais perto do que eles imaginam...
Olá, leitores!
Quando eu recebi o livro, Golfinhos e tubarões, de Tais Cortez, Chiado Editora, para leitura e resenha, confesso que seu número de páginas me assustou um pouco. Fiquei preocupada, porque se a leitura não fluísse, seria um martírio concluir as mais de 400 páginas em tonalidade de amarela, fonte 12 e sem óculos. Mas, como compromisso é compromisso, resolvi encarar e três dias após iniciada a leitura, eis-me aqui super disposta a contar tudo para vocês.
Costumeiramente eu evito ler sobre a obra que eu tenho em mãos a fim de evitar que influencie minha opinião, mas, dois comentários que foram feitos na última resenha feita por mim, me levaram sim a prestar atenção em alguns detalhes:
1º - Sim, a autora também batizou a maioria de seus personagens com nomes que remetem a outras obras e sagas. Na historia construída por Tais Cortez encontramos Thiago, Lupo, Jasper, Alice, Verônica, nomes de Harry Potter e Saga Crepúsculo;
2º - Temos um amor impossível entre seres de raças diferentes, uma humana chamada Victória, que mesmo sendo dotada de talentos especiais ainda assim corria risco de vida ao estar perto de Alex, um meio vampiro tal qual acontecia na saga crepúsculo;
3º - Um segredo do passado que irá desencadear uma série de novos acontecimentos, tal qual Harry Potter;
4º - Temos um castelo - escola isolada do mundo real chamada Aprendum, semelhante à hogwarts com sua cidade e um beco que só faltou chamar “biboca diagonal”;
5º - Temos um time de professores da escola que são ex-alunos de Aprendum e logo sabem dos segredos que envolvem os personagens.
Vocês devem estar se perguntando o porquê exatamente fiz questão de fazer essas demarcações na obra e a resposta e bem simples: Para garantir a vocês com plena convicção que, apesar de todas essas singularidades, as histórias são totalmente distintas, assim como a construção dos personagens. Eu diria que a autora demonstrou uma maestria muito grande, escapando de sua própria armadilha. E mais, se eu escrevesse um livro de mais de 400 páginas, faria questão de homenagear as obras e os personagens que me inspiraram sem que seja sinal de amadorismo ou falta de recurso. Logo, seguiremos adiante...
A obra é escrita pelo ponto de vista de Victoria carinhosamente chamada de Vic ou Vicky, uma jovem que esta em busca de se encontrar no mundo e se surpreende com um amor inesperado, arrebatador e muito complicado. Ela é corajosa, audaciosa e movida por um enorme senso de lealdade.
Até a metade do livro, os fatos vão se sucedendo no cotidiano de Vic e seus amigos, fatos isolados que vão se sobrepondo e que deixavam aquele sentimento de “o que exatamente isso significa” em Victória e eu enquanto leitora ia fazendo minhas suposições e me sentia cada vez mais envolvida pela trama, pois as sequências eram apresentadas pela autora sempre desarmando minhas “jogadas”. Pronto, fui fisgada pelo anzol e já não podia escapar.
A partir da metade do livro, o arredio Alex começa a entregar os pontos, ou seja, não consegue mais esconder o sentimento que o liga Vic e isso concede a trama o que comumente chamamos de a hora da virada.
A autora começa a retomar os fatos preenchendo algumas lacunas, levando Vic a entender os inúmeros porquês e seus desdobramentos em si, visto que Vic era praticamente uma metralhadora giratória de fazer perguntas. Eu confesso que senti certo alivio quando ela começa a obter novas informações, juntando assim seu quebra-cabeça. Considerei ser demonstração de falta de maturidade emocional da personagem para reflexão e tirar suas conclusões próprias, apesar disso, Victória está mais pra Hermione do que para Bella.
“Não importava, eu pagaria oque fosse para estar com Alex. As coisas são simples quando se define aquilo que se quer. E eu o queria. Com todo meu ser eu o queria”
Durante a leitura, me peguei dando risada junto com as moças da escola e suas conversas descontraídas. Eu torcia para que aquele beijo finalmente acontecesse e que o golpe recém-aprendido acertasse em cheio na cara do vilão.
A história flui num crescente de emoções tão gostoso que mesmo cansada, eu não conseguia abandonar a leitura. Eu sentava; eu deitava; eu mudava de cômodo na casa; eu lia de pé frente a janela para melhor aproveitar a claridade, ufa!
Realmente descobri que entre Golfinhos e Tubarões existem mais coisas do que supõe nossa vã filosofia e, portanto, eu não posso fazer outra coisa além de recomendar a leitura e torcer para que ela lhe dê tanto prazer quanto deu a mim, pois, apesar de em alguns momentos eu ter ficado triste, no geral, o saldo foi extrema e deliciosamente positivo.
Sobre a autora:
Tais Cortez Nasceu em Campinas, interior de São Paulo.
Formou-se em Relações Internacionais e fez bidiplomação em
Economia na FACAMP.
Fascinada desde criança por histórias de romance, mistério e
poderes sobrenaturais, foi natural que, propondo a si mesmas escrever o livro
que gostaria de ler, esses elementos estivessem presentes em sua primeira obra,
"Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo", lançada em agosto de 2013
pela editora Chiado e vendida pela livraria Cultura.
Em dezembro desse mesmo ano, lançou seu segundo livro em
E-book pela Amazon: "O último homem do mundo", uma deliciosa comédia
romântica. Durante o período de 5 dias o livro esteve em promoção para ser
baixado gratuitamente, alcançando a primeira posição no ranking dos 100 mais
baixados grátis.
Titulo da obra: Golfinhos e tubarões – O Outro Mundo.
Autora: Tais Cortez
Ano: 2013 / Páginas: 419
Idioma: português
Editora: Chiado Editora
Resenhista: Ruth Campos
Bem, esse tipo de leitura não faz meu gênero... Eu passaria longe dele :(
ResponderExcluirAinda mais por assemelhar os personagens e eventos com os de HP e Crepúsculo, que eu não curto. =X
http://torporniilista.blogspot.com.br/
Olá Val é assim mesmo geralmente temos nosso genero que nos identidificamos mais bjs
ExcluirGostei não ao ponto de ne fascianar, bom sua resenha está otima e bem detalhada gostei, o livro naõ me envolveu detalhadamente pelo o que eu li, talvez mudo a minha opniaõ depois que eu ler o livro totalmente beijos
ResponderExcluir:) ok flor que bom que gostou da resenha bjss
ExcluirNão sou muito fã de romances, opto mas pela ficção, ou assuntos relacionados a ciência. Mas, sua resenha foi muito bem explicada. parabéns!
ResponderExcluirBlog Com Mãos de seda // Fan Page do Blog // Grupo do Blog
Grata amiga por ter gostado da resenha ..bjs
ExcluirOlá, querida!
ResponderExcluirFez uma resenha fabulosa. Que bom que gostou do livro, acho que não me identificaria muito, não sei ao certo, estou explorando outros estilos literários...Mas isso não tira a genialidade da autora!
http://www.poesianaalma.com.br/
Olá Lilian grata amiga pela sua visita e por prestigiar o flor roxa ..bjs
ExcluirOOOiiiee...to mega curiosa pra ler esse livro por três motivos: primeiro que sua resenha despertou minha curiosidade e me fez entender do que se tratava o livro, segundo é o meu gênero preferido e terceiro como Potterhead tenho necessidade de ler tudo que faz menção a saga.
ResponderExcluirBEIJOSSsss...
http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/
Oiiee Janna que bom que se sentiu instigada a ler a obra ... fico feliz por vc ter gostado bjsss
ExcluirLunna-flor,
ResponderExcluirSempre fico feliz em ler resenhas positivas como a sua a respeito dos livros da Tais Cortez! Sou fã da escrita dela e esse livro, Golfinhos e Tubarões, está entre os meus favoritos. Acho que o enredo flui como você disse – de um jeito tão natural que, quando vemos, chegamos ao final. Eu me diverti e me envolvi na leitura. Achei legal você mencionar as semelhanças da obra com outras obras (Harry Potter, Crepúsculo…), mas mesmo assim destacar as suas diferenças. :) Criatividade para essa autora é o que não falta e, por isso, espero que muitas pessoas leiam seus livros e gostem tanto quanto nós duas gostamos.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Eu também Fracine, o livro é muito bom realmente e eu fico feliz que vc se sinta representada bjsss
ExcluirOi Lunna,
ResponderExcluirEu li o livro pelo book tour da autora e infelizmente não curti.
Eu não sabia que o livro tinha esses laços com Crepúsculo e HP
e como não curto muito nem um e nem outro, já não fluiu.
Pra mim o livro teve ares de fanfic e como não curto fanfics não me ganhou.
Mas amei a sua resenha, bem elaborada.
beijos
P.S.: Vc ficou boba como eu que o papel que a Chiado usa, faz o livro apesar de grosso ser super leve? Lindo isso né?
Conversas de Alcova ❤
Verdade Kris agora que tu falou confirmei e tem isso mesmo é um papel balofo .. super leve apesar do volume ..bjss
ExcluirEu só li o outro livro da Taís e apesar de não ter sido o meu tipo de leitura, estou ansiosa pra ler Golfinhos e Tubarões, acho que a temática dele tem mais haver comigo.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Eu espero que vc goste vc leia e goste mesmo Débora ...bjsss
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirRealmente o livro é muito envolvente, li no comecinho de março e depois de uma baita ressaca literário foi o primeiro que demorei menos de uma semana para ler...
Gostei muito da sua resenha, e que bom que vc gostou tanto...que venha o próximo, rsrs...estou bem ansiosa...
Bjs
A. Libri
Pois eh eu soube que vem ai a continuação rsrsr estou querendo ler tambem bjsss
ExcluirOi Lunna tudo bom? Ainda nao conhecia o livro e fiquei apaixonada pela historia, mesmo tendo 400 paginas fiquei super animada a ler, pois sei que realmente quando o livro é bom devoramos ele! Gostei muito por ter misterio e coisas ocultas, sobrenaturais... super anotado na minha listinha de leitura ^^ bjos
ResponderExcluirkkk carol legal é que da pra ler super tranquilo mesmo ...que bom que tenha gostado ..bjss
ExcluirQuando eu olho pra capa não vejo esse tipo de história, haha.
ResponderExcluirParece legal, mas não sei dizer se eu leria logo ou me enrolaria, sabe? Me gerou uma duvida. Se é que me entende, haha.
Beijos | www.prettythings.com.br
kkkk sim entendo bem bjss mariana
ExcluirAdoro livros assim!
ResponderExcluirAmei sua resenha, já tinha me interessado pela história, agora quero ler o quanto antes!
Beijos!
Ebáh rsrsrs que bom jéssica ...bjss
ExcluirWell, acho que gostei desse livro, de primeira o nome não me encantou nada, haha, mas após ler a resenha acho que iria arriscar as 400 pags :p
ResponderExcluirwww.muchdreamer.blogspot.com
Pois é sharon muitas pessoas tem comentado isso que o título não deixa explicito do que vem a ser a história .... só posso dizer que é uma metáfora :) bjs
ExcluirOiee ^^
ResponderExcluirAaah esse livro é mesmo incrível! Lembro que fiquei assustada com o tamanho dele quando chegou, mas fiquei mais ainda quando terminei de lê-lo em menos de um dia, de tão empolgante e emocionante que era! Estou doida por uma continuação ♥
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
kkkk incrível mesmo Dryg como flui rsrsrs e a narrativa não tem embromação não é só aventura direto rssrs bjsss
ExcluirPrimeiro, eita 400 páginas??? O ultimo livro que li nesse tanto também foi uma jogada de mestre! haha
ResponderExcluirSegundo, como o povo disse, a capa não valoriza a obra... Tinha que ter algo mais... colorido?não sei... Mas nem ela e nem o nome me chamou a atenção. Quando vi o nome já pensei em uma garota filha de biólogos vivendo saberá Jesus...
Mas realmente, fui querer ler o livro depois dos pontos que você citou. Toda essa igualdade nada parecido, foi o suficiente para me fisgar e agora eu quero!haha como não posso mais comprar livro, vou atrás no skoob de quem queira trocar... Eita, a coisa está assim agora!haha
bjus
http://sonhos-paris.blogspot.com.br/
Realmente a capa e o titulo remete a vida marinha algo submerso kkkkk e eu também achei semelhança diferente um jogo arriscado e a autora soube costurar tudo como ninguem.. tambem adorei. bjss
ExcluirOii!
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Gostei muito da capa e a sinopse me deixou muito curiosa! Vou procurar mais sobre o livro e mais resenha para ver se também acharam o livro bom ^^
Beijos, Amanda
www.vicio-de-leitura.com
Oiee amanda grata amiga pelo elogio e sim procure e se tiver a oportunidade de uma chance ao livro que super merece bjss
ExcluirOi, Lunna!
ResponderExcluirA resenha da Ruth está perfeita! Parabéns!
Adorei a forma como fui conduzida para as entrelinhas da história, mesmo sem ter lido o livro.
Fiquei com muita vontade de ler Golfinhos e Tubarões – O Outro Mundo.
E tenho lido comentários bem favoráveis a escrita da Tais Cortez.
Beijos!
http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/
Oiii Fabi que bom que vc gostou espero que leia sim e depois podemos trocar mais figurinhas bjsss
Excluir