Poema: Sagrada

terça-feira, abril 14, 2015

Resenha: As Horas da Minha Alegria de Izabel Brandão



Titulo: As Horas da Minha Alegria
Paginas: 128

Publicação: 2013

Editora Mulheres

Formato Pocket


 
“Eu já estou aqui há muito tempo, mas o fato de estar a muito tempo não quer dizer que tenha um lugar para você”. Izabel Brandão





Olá Flores,

Eu havia pensado uma forma de escrever esta resenha, mas ao procurar algum material na internet para aprimorar o post me deparei com este vídeo e a fala da autora acima me fez compreender que ninguém melhor para falar da obra que a própria autora, que discorre lindamente sobre a sua trajetória e este livro de poesias As Horas da Minha Alegria. Confira o vídeo AQUI.
 



A autora fala sobre sua infância em minas gerais, suas memorias e como ela se afetava pelas construções e relações cotidianas.
Na segunda parte chamada esquinas ela traz a tonas mais descaminhos que lugar propriamente dito, sendo caminhos de sonhos, de anseios, de desejos de se perceber novamente parte de um lugar.

E no final quando ela fala do mundo sobre a forma como as pessoas e seus relacionamentos são afetados e até mesmo moldados pelas redes sociais.
Gostei muito do livro da escrita de Izabel que usa de muita criatividade para expressar suas ideias, formas, estruturas, simbolismos tudo para completar as emoções e intencionalidade de cada poema.




Identifiquei-me muito com os poemas abaixo e acredito que muitas também o vão, pois falam justamente deste envolvimento que temos com a leitura e escrita:

Autobiografia

Tempero pronto é para mulher preguiçosa
- Eu sou uma delas...
Meu fogão é o computador
Os livros as panelas
As canetas são colheres
E os pratos os papéis onde escrevo/como

Poemas
Críticas
Extensões do meu pensar
As receitas cotidianas
Que esqueci de anotar.

Pag.34.
Terceiro Porto
Tantas Montanhas vestidas de mar
E o frio cortando a pele

Mar alto
Mar amigo
Mar de vinho
Mar cabeça
Mar de livro
E o coração ilhado .
Também lá um dia
Quero voltar.
Pag.118


Les Fleurs du mal et les vers

Flores do mal
Que mal há em comê-las?
Cupins purulentos
Vermes branquelos
Deleitando-se nas belas
Telas baudelaireanas

E eu perplexa
Querendo palavras e perversões
Nos livros vejo desenhos e recortes
E obscenos bichos
Sexualmente cegos
Comendo poesia.
Pag 106

Sinto-me compelida a dizer que fiquei muito tocada por esta obra... Vocês sabem aquela caixinha de versículos da bíblia que encontramos em algumas casas e as pessoas costumam tirar ali um papelzinho com um verso aleatório todos os dias para abençoar seu dia, guiar seu pensamento... Pois então é algo semelhante a isso tem sido a minha relação com esta obra desde que a li há algumas semanas. Eu o deixei na beira da minha cama e diariamente eu abro uma pagina aleatória e viajo ali na releitura de um ou dois poemas como quem busca por algo ou apenas deseja relembrar um lugar que seja seu e que talvez exista somente nas emoções e sentimentos despertados pelas poesias de Izabel Brandão.






Sobre a Autora:
 


Izabel Brandão é mineira de Pedra Azul, radicada em Maceió há muitos anos. Além de professora de literatura na universidade Federal de Alagoas é mãe de Pedro. É autora de dois outros livros de poesia: Espiral de Fogo-1998 e Ilha de Olhos e Espelhos-2003, publicados pela Edufal, além de vários trabalhos críticos acadêmicos publicados no Brasil e no exterior. As Horas da Minha Alegria, publicado pela Editora Mulheres em 2013, representa uma retomada de sua caminhada poética, que passa por Minas, Alagoas e outras partes do mundo aonde vem (re)tecendo suas raízes.


Sem mais, Abraços Poéticos.

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    O livro parece ter relatos tocantes e emocionantes, com certeza entrou para a minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ei Lunna,
    Apesar de poesia não se meu gênero favorito eu faço questão de sempre ter um na minha cabeceira, abro e leio alguns as vezes. Não conhecia esse mas tenho certeza que adoraria tê-lo pertinho de mim.

    Bjs
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não conhecia nem o livro, nem a autora. Deve ser bom pelo que você escreveu, mas nao faz muito o meu gosto sabe? Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oii tudo bem?
    Nunca ouvi falar do livro e nem da editora (Ela só publica livros de mulheres?), eu achei super interessante porque eu amo Minas Gerais, sempre que eu vou pra lá nunca mais quero voltar kk. Sem duvidas ele vai entrar na minha lista e depois da sua resenha ele vai entrar mesmo kk.

    Parabéns pelo post e sucesso para o blog!!
    Beijos :*
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas fiquei curiosa sobre ele.
    Não sou acostumada a ler poesia, mas a que você citou, eu adorei. Gostei também do vídeo da autora. Vou anotar na minha listinha de leituras!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gente, que adorável! O poema é mais que perfeito e me representa. Tenho vontade de ler esse livro, até já entrei em contato com a Editora, mas nunca responderam.
    Resenha linda e parabéns a autora pela maneira formidável de escrever.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie.
    Não conhecia o livro e muito menos a autora. Interessante ver que existem bons autores de poesia. Adorei a resenha. Parabéns.

    Beijos


    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  8. Oie, que resenha maravilhosa, o livro parece adoravel... gostei dos trechos. Não conhecia a obra nem a autora, mas me fascinou só pelas suas palavras. Bjios

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Lunna! Flor o primeiro poema super me representa, sou daquelas que acham que tempero pronto é pra mulher preguiçosa mesmoooooooooooooooo............ no meu caso o fogão são meus livros, meus oculos meus talheres................... achei incrivel a dedicação da Editora Mulheres em publicar autoras. Adorei a capa do livro, singelo, delicado e puro, como deve ser um livro de poesias............... Como sempre suas resenhas não são apenas simples resenhas e nos fazem querer ir além do que você nos apresenta e nos faz querer ler o livro através de seus olhos. bjs
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
  10. Luana, eu gosto muito das suas resenhas, principalmente porque você coloca a alma nas suas palavras e além de nos fazer refletir faz com que fiquemos com aquela agradável vontade de ler o livro no qual está sendo resenhado. Eu amo poesias e gosto de conhecer os autores que ainda não tive a oportunidade de ler. Obrigada por compartilhar.
    Beijos
    Daniela
    Http://danielacorrea2011.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia a autora e apesar de não ser o meu tipo de leitura, acho que daria uma chance ao lvro sem problema nenhum.


    http://laoliphant.com.br/


    ResponderExcluir
  12. Que livro mais lindo, amei as poesias. Realmente é fácil se identificar com algumas delas. Hoje com tudo tão moderno, é fácil trocar momentos de presença verdadeira pelas redes sociais. Eu também gosto daquelas caixinhas de versículos, inclusive tenho uma. Beijos, Érika

    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Lunna, eu não conhecia o livro, mas adorei a promessa.
    Parece ser uma obra muito interessante e cheia de sentido, despertou minha
    curiosidade.
    Beijos

    ResponderExcluir

O texto desta postagem foi produzido e elaborado por mim, Lunna Marcela e pensado em você cara leitora. Aqui tento colocar em palavras aquilo que me representa, que possa te alegrar e também representar de alguma forma. Deixe seu comentário pois ele é muito importante para mim....Bls Mil <3

"Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito"

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

A Blogueira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Editoras Parceiras

Flor Roxa no Face

Autores Parceiros

Posts Populares

TOP COMENTARÍSTAS

Estante Skoob

comentáriosface

Tradutor

Descrição do Flor Roxa

Quando falar já não é suficiente para expressar a nossa essência, nós basta viver em poesia constante.

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Unordered List

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sample Text

Leve a Flor

Flor Roxa Poemas e Poesias - Dicas para blogs

Theme Download

Marcadores

#brasilemprosa Amor Anderson Henrique As Aventuras de Pinóquio Autor Autor Parceiro Autores Nacionais Beijo blog parceiro book tour Bruno Félix Butterfly Editora Carina Rissi Chiado Editora Concurso Literário Contos Crimes do Tarô Crossfire David Cohen Denuncia Dia dos Namorados Divulgação Editora Ática Editora Biruta Editora Globo Editora InVerso Editora Jose Olympio Editora Mulheres Editora Parceira Eduardo Rossato Em Busca das Borboletas EraEclipse Editora Eykler Simone Feminismo Ficção Flávia Mariano Florbela Espanca Fml Pepper Gilka Machado Golfinhos e Tubarões Happer Lee Herdeiro Sevenwatars Hot Hudson Ribeiro Infancia Infanto-juvenil Izabel Brandão Janethe Fontes Jean Shinoda Bolen Juliet Marillier Lançamentos Leonardo Nóbrega Lilian Farias Literatura Literatura Capixaba Literatura Fantastica Literatura Infanto-Juvenil Literatura nacional Livro de colorir Livros Lost Girl Luta pelo fim do racismo e preconceito na literatura Marçal Aquino Margarida Pizarro Maria Wilker Mitos mudança de vida Mulher Mulheres na Poesia Musica Não Pare Negritude O Mundo Encantado das Cores O Segredo de Índie O sol é para todos Outros Tempos Parceiros parcerias Petit Editora Pettit Editora Play List Poemas poemas autorais Lunna Marcela Poesias Projeto 10x10 Promoção promoção Literária Racismo Ramones Resenha Resistência romance Romance Espirita Romance Hot Sagrado Feminino Sarah Kilimanjaro Série de TV Série Vagalume Sevenwaters sociedade celta. A filha da floresta Sol e Lua Sororidade Sorteio Suzana Albornoz Sylvia Day TAGS Tais Cortez Textos Poéticos The L World The Musketereers Trechos de Musica Vikings What Wonderful World

Copyright © Flor Roxa | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...