Poema: Sagrada

quinta-feira, abril 16, 2015

Resenha: Maria Wilker, um romance de Suzana Albornoz.




Série Narrativas
Título: Maria Wilker
Editora Mulheres
282 páginas
Capa: Gracco Bonetti sobre desenho – pintura com ecolini, por Geraldo Fisher.
Publicação 2014


Sobre a Autora: Suzana Albonoz é natural e Santana do Livramento e reside em porto Alegre, graduada em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Filosofia, lecionou na Universidade de Rio Grande e Universidade de Santa Cruz do Sul.



Olá Flores,

No romance intitulado Maria Wilker, eu tive a agradável surpresa de encontrar uma leitura sofisticada, densa, altamente filosófica e poética como há muito tempo não encontrava. Se fosse possível comparar eu diria que me lembrou da obra A Hora da Estrela de Clarice Lispector pelo total introspecção da personagem e ao mesmo tempo trazendo com ela tanta lucidez e reflexão sobre a sua essência e a sua existência de um Eu no mundo e a relação com o outro.

A história de Maria Wilker começa com a protagonista finalizando seu curso de pedagogia em Porto Alegre e ela narra ali seus esforços para concluir o curso, suas expectativas profissionais e pessoais para um futuro próximo.

O universo dela é bastante resumido Maria mora com a mãe e um irmão, tem uma amiga chamada Joana, alguns amigos no bairro e um deles se destaca o Zé Antônio.  E na faculdade um professor de filosofia, o professor Gotts.

O livro é dividido em partes e cada parte tem sua peculiaridade então vejamos; Na primeira parte Maria Wilker mostra-se uma moça introspectiva como eu já disse e isso advém claramente de um tipo de educação e relação que ela tem em casa. Os diálogos que a moça tem com a mãe são mínimos, curtos, secos, sem demonstração de afeto e com o irmão menos ainda, lembrando que estamos falando de 1967 logo era natural certa rigidez no trato familiar.



Esta primeira parte é praticamente toda narrada no pensamento de Maria Wilker e nela ficamos conhecendo as ambições da moça que deseja ser uma escritora, mais que isso ela deseja escrever um clássico mesmo tento consciência de que sendo ela mulher isto seria um desafio ainda maior que o usual.


Com a formatura vem também um convite para estudo na Alemanha e Maria aceita. Nisto começa a segunda parte do livro que é toda narrada por cartas entre Maria e as pessoas de seu convívio no Brasil, porem o livro apenas mostra as cartas que Maria envia e nunca as que ela recebe, ou seja, deixando o leitor refém da interpretação de Maria das cartas que apenas ela leu e respondeu, notem que interessante.

Neste momento do livro a protagonista se solta mais fala livremente, tanto com sua mãe e irmão quanto com a Joana, sua amiga e também com o Zé Antônio e também com seu professor.  Maria fala com cada um sobre um aspecto de sua vida, com professor sobre o curso, com a mãe e irmão sua preocupação, saudade e amor pela família, com Joana papo de amigas e com o Zé ela começa então falar de um amor que percebe sentir por ele.

Neste momento da historia o Brasil esta em plena ditadura e Maria esta fora do Brasil e isso angustia e aflição a nossa protagonista com tantas noticias que chegam a ela lá fora das atrocidades que estão acontecendo em seu país.  
No inicio de 1975, Maria anuncia em carta enviada ao professor Gotts, e com a chegada dela ao Brasil e com a ditadura perdendo as forças ela se vê questionando os rumos de sua vida até ali. A narrativa se torna delirante e eu muitas vezes tive que retomar a leitura para acompanhar pensamentos tão complexos da personagem ao ponto de diálogos de paginas inteira me deixar na duvida se o outro personagem estava lá em cena de fato ou era outro Eu de Maria que se sobrepunha em dados momentos.

Ela volta ao Brasil disposta a encontrar seu lugar, amigos e família, mas ela sabe que muito se passou com ela distante sabendo tudo por cartas apenas, e esta volta se constitui em verdadeiro renascer para Maria.

Sem sombra de duvida este é um livro que talvez deva ser analisado a luz de Jung, Bakhtin ou algum outro estudioso que de conta de colar as muitas faces de Maria Wilker ou pelo menos falar com maior propriedade sobre a obra sem correr o risco de ser banal e medíocre mediante a riqueza desta obra.

Este é um livro que nos fala de como os caminhos que seguimos nos afastam não apenas de nossos verdadeiros sonhos e desejos, mas também de nós mesmos e como isso pode reverberar, ou melhor, eclodir dentro de nós, deixando fragmentos em lugar de um ser inteiro.


Até que ponto nos gostamos do que nos tornamos e em que medida conseguimos suportar este estranho que nos contempla do espelho, como lidamos com ele ou se apenas o toleramos pois somos obrigados a conviver com quem nos tornamos. Mas então eu me pergunto, não estamos todos nós vestindo muitas mascaras ou mostrando muitas faces? Estas são algumas reflexões livres que fiz a partir da leitura desta obra.

Dor, solidão, amor e delírios... Aconselho muito, leiam o livro!


Abraços poéticos,

Comente com o Facebook:

33 comentários:

  1. Foi uma grande alegria ler a sua resenha do meu livro, Lunna Marcela. Obrigada pelas palavras compreensivas e encorajadoras. Faço votos de que nos encontremos mais vezes, por meio dos nossos escritos. Abraço cordial! Suzana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana eu que agradeço a vc e a editora mulheres por me proporcionar tamanho prazer ... grande abraço.

      Excluir
  2. Parece um livro bem interessante e que requer muita atenção. Coisa que eu não conseguiria. Primeiro, por não ter o hábito de ler tanto. Segundo, pela falta de tempo e a quantidade enorme de textos que tenho que ler na faculdade e terceiro, tenho sérios problemas em me concentrar. Ia demorar muitíssimo para ler, ia ter que voltar o tempo todo e ia acabar me irritando, haha. Pelo menos é o que parece! kkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk então Mariana acho que temos momentos mais adequados para tudo na vida ..espero que voce consiga mais tempo e superar esta dificuldade bjss

      Excluir
  3. Menina, que super livro. Estou de olho na Editora Mulheres há algum tempo, mas nunca fecharam parceria com o Poesia na Alma. Gosto de Fluxo da consciência, é uma habilidade de grandes escritoras. A resenha, como sempre, ficou linda. As máscaras sociais sempre trazem muitas reflexões...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lilian ...eu me sinto muito tocada qdo me deparo com livros assim ...bjss

      Excluir
  4. oi tudo bem?
    Nossa que livro bom heim, poetico, altamente filosofico, denso e altamente sofisticado, tudo isso em um livro só, realmente deve ser muito bom.
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade lia o livro é uma achado realmente e vc deve saber que isso depende muito também do olhar do leitor ..sem isso muito se perde ..bjss

      Excluir
  5. Que interessante essa história
    achei ela muito bonito, e muito bem resenhada
    é uma verdadeira reflexão para toda a vida
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) grata Thelma suas palavras me alegram... e que bom que tu também gostou bjss

      Excluir
  6. Eu tenho A Hora da Estrela da Clarice Lispector e é um dos livros que eu mais gosto, por isso acho que me encantaria com Maria Wilker também rs. Super me interessei pela história.. tomara que consiga adquirir o livro um dia. Beijos

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Carol espero que tenha a oportunidade de ler bjss

      Excluir
  7. poxa, fiquei bem interessada na obra. Nunca tinha ouvido falar, mas sinto que a leitura me agradaria... ótima resenha, e ele já está em minha lista ^^
    E que capa lindíssima é essa??? *-*
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiee Val também amei a capa inclusive por retratar uma cena cotidiana da personagem e o tom vermelho das floradas de sua cidade ... tudo muito poético..bjss

      Excluir
  8. Ótima resenha Lunna, o livro não me atrai muito não, mas parece ser uma história bacana, de uma mulher que se superou, realmente parece ser uma obra riquíssima, eu acho legal demais livros em que mergulhamos na mente do escritor. Beijoks

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Suzi também gosto muito qdo isso acontece ..bjss

      Excluir
  9. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a resenha, mas infelizmente o livro não me atraiu, mas tenho certeza de que ira agradar a outras pessoas :)

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii gio te agradeço amiga pelo carinho srsrs bjimm

      Excluir
  10. Esse com certeza vai entrar na minha lista de leitura. tem poesia, tem filosofia e pedagogia mexeu comigo. E deixa eu te falar... Que resenha mais linda a tua. Você conseguiu trazer pra mim a essência do livro. Minhas mãos já estão louquinhas para pegá-lo e ler. Adorei viu!

    Um beijo poético pra ti! <3

    Vanessa Vieira
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk que bom amiga fico feliz com seu comentário bjsss poéticos :)

      Excluir
  11. Olá Lunna! Sua resenha foi ótima, acho bem bacana você encorajar e divulgar obras de mulheres escritoras brasileiras. Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas quem sabe um dia. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lunna, sua linda, tudo bem?
    Nossa!!!! Que história!!!!!! Adorei sua resenha, está muito bem escrita. Pelo seu texto é um enredo muito forte, complexo, descrito de forma até poética. Eu sou uma apaixonada por cartas, então, quando você as citou, me ganhou na hora. Gosto de textos inteligentes que exijam de mim e esse parece ser um deles. Não vejo a hora de ter a oportunidade de lê-lo.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei amiga que coisa boa ler seu comentário ..e que bom que vc se sentiu instigada pela pela possibilidade da leitura ..bjss

      Excluir
  13. Oi Lunna!
    Não é o estilo que leio normalmente, mas a trama me parece bem legal e um dia talvez eu dê uma chance

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Fe, também espero que isso aconteça ..bjss

      Excluir
  14. Ola Lunna lindona o livro creio que nós faz refletir, sobre essa falta de afeto da personagem e seus familiares , Essa mudança também que a faz refletir em sua vida . Gostei da temática. Já anotado para uma leitura próxima. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee Joyce que bacana, exatamente isso amiga .. acho que a literatura tem este poder e não podemos desperdiça-la ...bjss

      Excluir
  15. Lunna-linda,
    Adorei conhecer o livro através da sua opinião. Nada sabia sobre ele, mas me senti completamente encantada! Parece o tipo de leitura que nos envolve e convida a pensar sobre a própria vida, de um modo suave e poético. Achei incrível o cuidado da autora em trabalhar o contexto da época e, também, em abordar o crescimento pessoal da sua protagonista. Com certeza, anotei a dica!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fran .. fico sempre muito contente com sua visita ..é bem isso sim amiga, o livro é encantador ..bjsss

      Excluir
  16. Olá,
    Sua citação de "A Hora da Estrela" me fez ficar muito curiosa com o livro, já que o clássico de Clarice é um dos meus favoritos!
    Vivi
    http://corujasdebiblioteca.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem aquele mesmo lirismo ... a vida se encarregando de nos conduzir como filhas caídas no outono..bjss

      Excluir
  17. Olá Lunna!
    Eu não conhecia o livro. A capa é bem simples e não me chamou a atenção.
    Eu achei a história interessante. Não sei se a história fluiria pra mim. Não pelo enredo e sim porte uma coisa mais poética. Admiro quem consegue ler livros assim, mas pra mim a história não flui.
    Sua resenha está perfeita, você escreve muito bem.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O texto desta postagem foi produzido e elaborado por mim, Lunna Marcela e pensado em você cara leitora. Aqui tento colocar em palavras aquilo que me representa, que possa te alegrar e também representar de alguma forma. Deixe seu comentário pois ele é muito importante para mim....Bls Mil <3

"Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito"

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

A Blogueira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Editoras Parceiras

Flor Roxa no Face

Autores Parceiros

Posts Populares

TOP COMENTARÍSTAS

Estante Skoob

comentáriosface

Tradutor

Descrição do Flor Roxa

Quando falar já não é suficiente para expressar a nossa essência, nós basta viver em poesia constante.

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Unordered List

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sample Text

Leve a Flor

Flor Roxa Poemas e Poesias - Dicas para blogs

Theme Download

Marcadores

#brasilemprosa Amor Anderson Henrique As Aventuras de Pinóquio Autor Autor Parceiro Autores Nacionais Beijo blog parceiro book tour Bruno Félix Butterfly Editora Carina Rissi Chiado Editora Concurso Literário Contos Crimes do Tarô Crossfire David Cohen Denuncia Dia dos Namorados Divulgação Editora Ática Editora Biruta Editora Globo Editora InVerso Editora Jose Olympio Editora Mulheres Editora Parceira Eduardo Rossato Em Busca das Borboletas EraEclipse Editora Eykler Simone Feminismo Ficção Flávia Mariano Florbela Espanca Fml Pepper Gilka Machado Golfinhos e Tubarões Happer Lee Herdeiro Sevenwatars Hot Hudson Ribeiro Infancia Infanto-juvenil Izabel Brandão Janethe Fontes Jean Shinoda Bolen Juliet Marillier Lançamentos Leonardo Nóbrega Lilian Farias Literatura Literatura Capixaba Literatura Fantastica Literatura Infanto-Juvenil Literatura nacional Livro de colorir Livros Lost Girl Luta pelo fim do racismo e preconceito na literatura Marçal Aquino Margarida Pizarro Maria Wilker Mitos mudança de vida Mulher Mulheres na Poesia Musica Não Pare Negritude O Mundo Encantado das Cores O Segredo de Índie O sol é para todos Outros Tempos Parceiros parcerias Petit Editora Pettit Editora Play List Poemas poemas autorais Lunna Marcela Poesias Projeto 10x10 Promoção promoção Literária Racismo Ramones Resenha Resistência romance Romance Espirita Romance Hot Sagrado Feminino Sarah Kilimanjaro Série de TV Série Vagalume Sevenwaters sociedade celta. A filha da floresta Sol e Lua Sororidade Sorteio Suzana Albornoz Sylvia Day TAGS Tais Cortez Textos Poéticos The L World The Musketereers Trechos de Musica Vikings What Wonderful World

Copyright © Flor Roxa | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...