No último domingo 15.03.2015, eu finalmente pude participar do meu primeiro encontro com as mulheres Sagrado Feminino de um grupo aqui da região, a região conhecida como Grande Vitória no estado do Espirito Santo. Este encontro tratava-se do segundo encontro deste grupo especifico, mas para mim foi o primeiro.
Sabendo deste encontro que aconteceria no domingo, somente no sábado eu procurei fazer a leitura do livro selecionado para leitura e reflexão nesta ocasião. Trata-se do livro O Milionésimo Circulo da autoria de Jean Shinoda Bolen, M.D, cuja 2ª Edição foi publicado em 2011 pela Editora TAYGETA, o subtítulo do livro me chamou a atenção logo de cara, Como Transformar a Nós Mesmas e ao Mundo, Um Guia para Círculo de Mulheres.
May East, ativista engajada com a questão da sustentabilidade do planeta a frente ou colaboradora de diversos projetos e instituições como o Gaia Education – Planeta Sustentável assina o prefácio deste livro e já ali consegue me despertar para a leitura que vinha a seguir.
SINOPE: O Milionésimo Círculo propõe nada menos que a possibilidade visionária de que círculos de mulheres podem acelerar a mudança da humanidade para uma era pós-patriarcal. Com diretrizes sobre como e com quem formar um círculo, ou como antecipar e resolver conflitos em potencial, Jean Shinoda Bolen fornece ferramentas e inspiração para mulheres que querem criar novos círculos ou aprofundar e transformar círculos já existentes em veículos de mudança social, cultural e psico-espiritual.
East afirma que em 1924, o planeta Vênus também chamada estrela da manhã teve uma aproximação maior com o planeta Terra por um determinado tempo e sobre este fato ocorrido é que a Escritora Russa Helena Roerich, em 1935 escreve relacionando a aproximação da estrela com a Terra e o movimento das mulheres que insurgia mais uma vez na busca pelo principio feminino da consciência humana, o principio feminino da criação.
East, fala que esta busca foi identificada em primeiro momento em âmbito do feminino politico, o Yang e que o aspecto do feminino espiritual, yang que reconecta a mulher moderna com os mistérios do Sagrado também insurgia porém estes dois seguimentos não dialogavam. Porém nas ultima décadas as duas partes do feminino estão reconhecendo a importância de sentarem juntas e como irmãs dialogarem em Circulo e entre si.
Este foi apenas o prefácio agora vamos a obra propriamente dita a começar pela autora do livro; Jean Shinoda Bolen, doutora e professora em psiquiatria analítica Junguiana, autora de diversas obras como As Deusas e a mulher, Os deuses e os homens, A Sincronicidade e o Tao, O Anel do Poder entre outros títulos.
“Da semente germina uma raiz, depois um broto; do broto, as folhas embrionadas; das folhas, o caule; ao redor do caule, os ramos; no topo, a flor... Não podemos dizer que a semente ou o solo causam o crescimento. Podemos dizer que as potencialidades para o crescimento encontram-se no interior da semente, no misterioso princípio vital que, quando convenientemente alimentado, assume determinadas formas”. Jean Bolen
A autora inicia falando sobre a importância de cada mulher compreender o significado do circulo e o seu papel dentro deste contexto para, pois cada mulher do circulo é parte de um engenho muito maior, tendo compreendendo isso a mulher vai cuidar de si, das outras e por isso no circulo precisa haver segurança e confiança.
Fala que a aproximação da mulher com outras mulheres em uma convivência igualitária proporciona mudanças e transformações em vários níveis visto que cada mulher por si já é seu próprio universo rico e complexo. Cada mulher tem trajetórias, histórias de vida, percalços e formas de lidar com esta complexidade que é unicamente seu e que aprender a sentar e escutar a outra, assim como saber expor seu universo interior, nisto consiste a riqueza do Circulo de Mulheres, ouvir, testemunhar, aprofundar, espelhar, compartilhar.
Um círculo de mulheres pode surgir com base em objetivos comuns, como por exemplo, um grupo de estudos, círculo de cura, círculo de sabedora entre outros, ele não necessariamente precisa seguir a formulas e modelos, mas que alguns cuidados são necessários, como por exemplo, os já citados aqui; confiança e segurança de suas integrantes. Os assuntos tratados no circulo devem permanecer no círculo.
A autora defende a ideia de que no circulo a mulher possa falar de si e de seu cotidiano, mas alerta para que isto não tenha caráter terapêutico para que o grupo não seja sobrecarregado, ela cita um exemplo de uma pessoa que tenha problemas graves relacionados a drogas ou a saúde em geral, ela devera ser apoiada, mas estimulada a procurar ajuda profissional.
A autora Jean Shinoda nos fala também que o circulo pode escolher seu modelo de funcionamento, se hierárquico ou linear. Ela fala que se a mulher não tem um circulo em sua região ela pode iniciar um convidando suas amigas para tal intento e que seu formato deve ser decidido em grupo respeitando alguns dos princípios perenes do círculo, respeitar o tempo da fala, saber estar em sintonia, contribuir, partilhar, levar assuntos a serem introduzidos no grupo para apreciação e aprovação do grupo e estar em constante movimento juntamente com este grupo para que este tenha cumprido suas finalidades e objetivos.
A autora nos sugere que se o grupo encontra dificuldade em manter a ordem quanto ao direito de fala ele pode instituir o “Bastão da Fala” que não necessariamente precisa ser um bastão, podendo ser um objeto que tenha significado para o grupo e separado com tal objetivo.
No circulo também podem ser introduzidos outros elementos e praticas como os momentos de abertura e fechamento do circulo.
A leitura deste livro foi fundamentalmente importante para mim, pois ao participar da reunião do Circulo de Mulheres de minha cidade, constantemente me vinha à mente o conteúdo nele explicitado, eu que sou de natureza falante fui imbuída de uma energia que me dizia constantemente; Aquieta-te, ouve, sinta, aprenda que nem sempre por falar será escutada, que mergulhando no universo da sua irmã você também estará se curando e alinhando seu próprio universo.
Sobre o encontro que tive propriamente dito não irei discorrer aqui, pois este não é o objetivo deste texto, mas de testemunhar a importância da leitura desta obra para que intenta iniciar em um Circulo de Mulheres ou mesmo aquelas que desejem entender um pouco melhor sobre a temática.
O Livro encontra-se a venda no site da Amazon, e para comprar basta clicar no link abaixo da foto. Se o tema Sagrado Feminino lhe chama atenção, sugiro que leia.
Que as forças positivas do universo convirjam sobre todas nós em raios de amor, luz e esperança.
Namastè!
Oi Flor!
ResponderExcluirFiquei bem curiosa com sua postagem! Não conhecia esse circulo de mulheres, fiquei meio assim no inicio, novidade, mas achei bem legal, acho que não tem esses coisas aqui onde moro! Que bom que leitura foi fundamental! Sucesso!
Beijos
Oiee Paula, que bom que vc tenha gostado e sim a leitura foi ótima bjss
ExcluirOi, sua linda!
ResponderExcluirJá havia lido essa postagem e adorado.
O resgate com a natureza selvagem é importante quando o assunto é empoderamento.
http://www.poesianaalma.com.br/
Oie amada que bom vc por aqui sempre dando uma empoderada básica rsrsrs bjss
ExcluirOlá não conhecia o grupo.
ResponderExcluirLegal um grupo com mulheres para leitura e debater assuntos
Vou procurar saber um pouco mais a respeito
Malucas por Romances
Ana faça isso sim amada pq vale super a pena ..bjss
ExcluirOi,
ResponderExcluirTd bem?
Não conhecia este encontro e achei muito legal de vocês todas lerem um livro que tenha um tema relacionado ao encontro.
Bjs!
Sim Babi e aos poucos vamos construindo vínculos ...bjss
ExcluirOi Lunna,
ResponderExcluirAchei interessante esse encontro, ja ouvi falar mas nao tinha conhecimento desse. Não é bem minha praia, nem tenho vontade de participar pois acredito em outras coisas, mas achei legal que vc se sentiu bem, pode refletir etc. Obrigada pela informação. Bjin
www.somandoconhecimento.com
Oie Suzi o importante é que cada uma de nós posso ter nosso lugar ..bjsss
ExcluirOii, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca tinha ouvido falar desse encontro, mas eu adorei. Acho que as mulheres devem sempre ficar unidas rsrs
www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br
kkk Sim Gio sempre, sempre rsrs bjsss
ExcluirLunna, que interessante o encontro do grupo de mulheres. Uma interação adequada para nossos dias. E se faz bem para o aprendizado e conhecimento vale a pena, não é mesmo? Não conhecia o livro, e você foi tão feliz ao descrever as informações sobre ele. Se fez bem para você, isso é mais que importante.
ResponderExcluirUm grande abraço
Daniela Corrêa
Http://danielacorrea2011.wordpress.com
Ola Daniela, exatamente isso a sociedade nos afasta e coloca como rivais .. mudar isso é importante ..bjss
ExcluirOi Lunna tudo bom? Nossa que diferente, eu já tinha visto isso em um blog e vi um grupo tb no Facebook, mas eu nao entendia do que se tratava, pelo jeito é um movimento muito bem organizado, gostei muito de ler mais sobre o assunto! bjos
ResponderExcluirOlá Carol não é bem um movimento social mas uma ideologia de religação da mulher atual a sua ancestralidade e isso esta dentro de cada uma ..bjsss
ExcluirOi Lunna!
ResponderExcluirAhh, que bom :) Sempre é ótimo se integrar em grupos. Participo do clube da leitura aqui em João Pessoa *-* É sempre muito divertido os encontros.
Bem sobre o livro, parece realmente fazer a gente pensar, tocar dentro de nós. Mas não faz meu estilo de leitura, então não me senti atraido para lê-lo. Fico feliz que tenha rendido uma experiência tão boa para ti *-*
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Olá David, uia que legal amigo! participar de algum projeto ou grupo eh tudo de bom socializa ...bjsss
ExcluirOiee ^^
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar de grupos e Círculos de mulheres, e sempre tive curiosidade de conhecer um. Não sabia da existência desse livro, mas fiquei bastante curiosa para ler, parece ser interessante.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oiee Dryh legal que vc tenha gostado e espero que vc tenha sim outras oportunidades .. bjsss
ExcluirOlá Lunna! Que interessente deve ser participar de um grupo assim, compartilhar conhecimentos com as demais pessoas... Beijos!
ResponderExcluirOiee Alle , então o grupo é igualitário digamos assim a interação é muito gostosa e aprendemos juntas ..bjss
ExcluirNossa! Não conhecia, achei fantástico esse encontro e principalmente a leitura em comum.Imagino a troca que acontece, deve ser bom demais.
ResponderExcluirBeijos
Blog Coisas da Juu
Olá Ju sim é uma delicia menina saímos de lá revigoradas .. rsrs bjss
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar de algumas reuniões desse tipo, tenho até algumas amigas que participam, mas na verdade não sabia praticamente nada sobre o assunto. Foi bom poder ler mais sobre isso :)
ResponderExcluirwww.decimoandar.com
Fico feliz que vc tenha gostado amiga bjsss
Excluir